Os Antidepressivos Causam A queda da libido Sexual

No homem, a partir dos cinqüenta anos ocorre um declínio progressivo de hormônio masculino (testosterona). Mas que pode ser feito, então, para combater a queda da libido masculina? Primeiramente, uma autoanálise em vários níveis deve ser feita - à saber emocional, físico, profissional e familiar - afim de que, neste processo de diálogo íntimo, algumas chaves para os reais motivos já sejam se não esclarecidas, ao menos evidenciadas.

porque abaixa a testosterona

Depois dos 40 anos a quantidade diminui cerca de 1% ao ano. Seus níveis críticos são atingidos na faixa dos 55 a 70 anos. Aproximadamente, 20% dos homens com idade entre 60 e 80 anos e mais de 35% daqueles com mais de 80 anos apresentarão sintomas da baixa hormonal.





"A testosterona também atua diretamente no sistema nervoso, incluindo áreas responsáveis pela cognição e concentração", afirma a endocrinologista Ruth. Dessa forma, baixos níveis do hormônio também se traduzem como uma dificuldade para manter a concentração em atividades ou mesmo assimilar conceitos. "Uma consequência dessa falta de atenção pode ser a dificuldade de memorização", completa Ruth.

Os sintomas não necessariamente aparecem todos juntos e a intensidade pode variar. A queda nos níveis de testosterona, a longo prazo, pode estar associada ao desenvolvimento de níveis anormais de colesterol e à síndrome metabólica, que aumenta inevitavelmente a probabilidade de manifestação de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

Quando um homem tem problemas de ereção, mas não de libido, ele sai em busca de ajuda para resolver seu problema. Mas quando problema é desejo diminuído, mais provável é que ele culpe excesso de trabalho, estresse e a falta de sono. Ou que procure algum médico menos informado que, ao constatar uma queda no nível de testosterona pelo exame de sangue, logo prescreva a reposição hormonal sem investigar melhor a origem da alteração.

desejo sexual (libido) varia muito entre os homens e pode diminuir temporariamente por condições como a fadiga ou ansiedade. A libido também tende a diminuir gradualmente à medida que homem envelhece. Uma libido persistentemente baixa pode causar sofrimento a um casal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *